26 de janeiro de 2011

Reflexão

     

     Quero, neste início de ano letivo, compartilhar esta linda reflexão escrita pelo Padre Fábio de Melo. Em meio a todas as dúvidas que surgem no início de todo ano letivo, há uma certeza: o professor lida com seres viventes, diferentes, na verdade, mas que possuem sentimentos e traz uma bagagem consigo e que merece todo nosso carinho e atenção. Como diz Fábio de Melo os alunos são as roseiras, nós, professores, somos os jardineiros e como amantes de nossos jardins devemos cuidar bem deles. A cada flor sua beleza e perfumes diferentes. Nosso dever: cultivá-las com amor. Que 2011 seja para você, professor(a), mais um ano de vitórias, conquistas e aprendizados. Aproveite cada momento para aprender com seus alunos, pois eles, mesmo com pouca idade, poderá lhe mostrar algo que Deus gostaria de te dizer. Afinal, todos somos instrumentos de Deus e Ele fala através de seus filhos! Portanto, ame profundamente cada rosa que Deus plantou em seu jardim! Bom ano letivo!


Padre Fábio de Melo é professor no curso de teologia, cantor, compositor, escritor e apresentador de programa em canal religioso


Descobrir jardins...

     Coisas que Jesus fazia o tempo todo: apontava jardins secretos em aparentes desertos. Na aridez do coração de Madalena, Jesus encontrou orquídeas preciosas. Fez Madalena vê-las e chamou sua atenção para a necessidade de cultivá-las. Fico pensando que educar talvez seja isto: descobrir jardins em lugares considerados impróprios; ver flores onde, aparentemente, só existem espinhos ou folhas secas. Os jardineiros conhecem bem isso. Amam as flores e por isso cuidam de cada detalhe, porque sabem que não há amor fora da experiência do cuidado. A cada dia, o jardineiro perdoa as suas roseiras. Sabe identificar que a ausência de flores não significa a morte absoluta, mas o repouso do preparo. Quem não souber viver o silêncio da preparação não terá o que florir depois... Precisamos aprender isso: olhar para aqueles que educamos; afinal, as roseiras não dão flores fora de época nem fora do cultivo. Tampouco há flores o tempo todo.
     Se não há flores, talvez seja porque anda não tenha chegado a hora de florir. Cada roseira tem seu estatuto, suas regras... Se não há flores, talvez seja porque até então ninguém tenha dado a atenção necessária para o cultivo daquela roseira. A vida requer cuidado. Nossos alunos também...
     Flores e espinhos são belezas que serão juntas. Não queira uma só. Elas não sabem viver sozinhas!... Quem quiser levar a rosa para sua vida, terá que saber que, com ela, vão inúmeros espinhos. Mas não se preocupe. A beleza da rosa vale o incômodo dos espinhos... Ou não?


Nenhum comentário:

Postar um comentário